Empatia no Congresso Internacional Oncologia D’Or

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o que há de mais importante no diagnóstico e manejo e tratamento dos pacientes com câncer, aconteceu, nos dias 12 e 13 de abril, o IX Congresso Internacional Oncologia D’Or.

O Grupo Sinergia Educação apoiou o desenvolvimento de uma sala de oncologia e participou do evento, que ocorreu no Windsor Oceânico. O Congresso promoveu debates sobre temas bastante relevantes. Entre eles: inteligência artificial em imagem, avanços da cirurgia minimamente invasiva, terapia intensiva em oncologia, oncopediatria, patologia, medicina integrativa, cuidados paliativos, manejo da dor, radioterapia, terapia com radioisótopos e radiointervenção.

Nosso Coordenador de Inovação e Tecnologia Educacional, Eduardo Levy explica como foi a nossa participação: 

– Na sala que desenvolvemos, as pessoas se sentiam como pacientes oncológicos. Elas sentavam numa cadeira e, virtualmente, se sentiam numa sala oncológica, ouviam vozes falando dos sentimentos. A ideia era se sentir como um paciente oncológico para entender um pouco o que ela sente quando está ali. Foi uma ação de empatia.

Coordenadora de Nutrição da Oncologia D’Or do Rio de Janeiro, Georgia Oliveira também celebrou este ato de empatia promovido pelo Grupo Sinergia Educação:

– Foi mágica essa tecnologia utilizada dentro da Medicina. A proposta do óculos foi, justamente, o médico ter um olhar no lugar da cadeira do paciente. Então, fizemos uma simulação na qual o médico fazia uma imersão numa cena de tratamento de quimioterapia. Foi muito rico para a gente, porque muitos do corpo clínico saíram emocionados, sentiram o que o paciente passa. Além da imersão, fiz um paralelo com um time de estagiários para simular o que o paciente passa no tratamento oncológico, como fadiga, cansaço, insegurança. Foi muito empático o médico se colocar no lugar do paciente, o grupo de enfermagem, o corpo clínico de enfermeiros, sentar no lugar do paciente. A oportunidade de ter isso em segundos, de forma tão elaborada, tão clara, realmente, tirou a gente do nosso eixo, e fez atingir o que era a proposta, que seria a imersão na realidade virtual, na visão do paciente. Vai ficar como um legado bastante valioso, porque, quando a gente se coloca no lugar do outro, especialmente falando de um paciente frágil, como num tratamento oncológico, humaniza mais o tratamento e o acolhimento. 

O IX Congresso Internacional da Oncologia D’Or contou com diversos módulos, oferecendo vastos conteúdos e discussões que atendem as mais diversas demandas dos diferentes perfis profissionais que atuam na Rede.

Saiba como foi o evento: https://www.instagram.com/p/C5wlRbqu4Zk/ 

plugins premium WordPress