Terminou no dia 11 de outubro, na Columbia University – Teachers College, em Nova York, a edição deste ano das conferências Fablearn e Construcionism Conference, que reúnem os principais influenciadores e líderes de pensamento de todo o mundo nas áreas de educação, formulação de políticas, academia, design, pesquisa e comunidades maker. E o Colégio Franco está participando do evento, graças ao projeto, lançado em 2022, de uma pulseira para um aluno autista.
A escola carioca é representada pela aluna Gabriela Longo e pelos professores orientadores Priscila Resinentti (Biologia) e Sérgio Júnior (Tecnologia e Inovação).
– Foi uma emoção muito grande ver nosso trabalho apresentado na Universidade de Columbia. O evento foi ótimo e ainda pude participar de algumas palestras e conhecer outros trabalhos do mundo todo. Eu, Giovanna (Blanco) e Manuela (Montes, idealizadoras da pulseira) não podíamos imaginar que nosso projeto pudesse ir tão longe. Os professores Priscila e Sérgio fizeram uma apresentação excelente e emocionante. Só tenho a agradecê-los – destacou Gabriela, de 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio do Franco, onde estuda desde 2013.
A pulseira criada pelas alunas do Franco auxilia na antecipação e autorregulação do colega autista ao prepará-lo para as mudanças de tempos entre as aulas. O acessório, de cortiça, vibra e acende uma luz antes do toque da campainha.
Atual vice-diretora pedagógica do CEL Intercultural School, que, assim como o Franco, faz parte do Grupo Sinergia Educação, Priscila celebra a interação com educadores de outros países:
– Temos a oportunidade de fazer contato com muitas escolas e professores renomados do Teachers College e de outros centros de referência internacionais, participando de palestras, mesas-redondas e workshops, aprofundando os nossos conhecimentos para desenvolvermos novas iniciativas nas escolas do Sinergia Educação.
Sérgio Júnior também estava radiante com a participação nas conferências:
– Isso só foi possível graças ao Sinergia Educação e à gestão Pedagógica do Colégio Franco. Foi uma honra representar a nossa qualidade educacional, com um olhar para a equidade, em um local tão significativo.