Não há palavras que possam definir a nossa realização em promover iniciativas que estimulam a reflexão sobre temas muito relevantes. A paz, certamente, é um deles. E convidar a escritora Rolande Paule, sobrevivente do Holocausto, para bater um papo com nossos alunos do CEL foi tão enriquecedor quanto emocionante.
Com parte da família francesa e belga, Rolande nasceu na Polônia e escreveu o livro ‘Moinho: Revisitando minha História’, maior inspiração para contar às nossas 2ª e 3ª séries detalhes sobre como foi viver na Europa, durante a 2ª Guerra. A nossa convidada mais que especial também trouxe curiosidades que vivenciou até a época em que imigrou para o Brasil.
A palestra aconteceu presencialmente na unidade Norte Shopping, mas foi acompanhada, de maneira on-line, da Barra da Tijuca e Maria Angélica. Os aplausos ao final retratam o quanto todos os espectadores se envolveram e se encantaram com essa iniciativa:
– Foi uma aula de História que nenhum livro, jornal ou filme poderá substituir. Tivemos a honra de ver a história ao vivo ser contada por uma sobrevivente – disse Carina Siqueira – contou Carina Siqueira, nossa orientadora na unidade Norte Shopping.
– Relembrar os horrores do Holocausto é um tema importante não só pra compreender a importância da democracia, da diversidade, mas, também, para os alunos que vão fazer o vestibular neste ano. Foi uma palestra maravilhosa, e a troca de experiência foi incrível – destacou o professor Marco, responsável pelo convite a Rolande.
A nossa convidada mais que especial agradeceu a experiência:
– A plateia foi maravilhosa, bem comunicativa, interessada, espero ter conseguido deixado o meu recado, que é sempre pela paz no mundo, contra qualquer ato de discriminação. É trazer um pouco de esperança, de um mundo novo, de muita paz democrática. Só tenho a agradecer o convite.